segunda-feira, 29 de junho de 2009

26 de junho - Dia internacional de apoio às vítimas da tortura

Mais de 20 anos se passaram e mesmo assim a dor ainda continua a fazer parte de centenas de famílias brasileiras que não conseguiram enterrar seus entes amados. Entes esses que foram torturados e mortos de forma bárbara durante os “anos de chumbo”. A ditadura militar e o terror que ela causou são apenas mais uma mancha na história de um Brasil injusto, intolerante e repressor.
O direito à memória e verdade de todos os que foram perseguidos durante esse período deve ser a luta da sociedade brasileira. Não podemos e não devemos esquecer o que se passou durante tantos anos nos porões da ditadura brasileira e de tantas outras pátrias irmãs. Devemos tomar conhecimento dos horrores sofridos por tantos brasileiros companheiros de luta por uma sociedade igualitária e democrática.
É um soco no estômago ler e ouvir os depoimentos de quem passou por torturas, e que conseguiram sobreviver, mesmo sem saber como. É assustador, e posso dizer que eu nunca mais serei a mesma pessoa depois dos depoimentos que escutei de ex-presos políticos. Por mais que fosse doloroso ouvir tantos atos sádicos e desumanos que foram praticados pelos algozes, não podia fugir e ficar na ignorância do que foi tudo isso. Senti-me sem esperanças de estar tão cara a cara com lembranças de uma crueldade institucionalizada dentro do Estado brasileiro. Mais sem esperança ainda por pensar que os torturadores ainda estão impunes e que muitos que se beneficiaram direta ou indiretamente de todo esse sistema de tortura ainda estão no poder, comandando a política brasileira.
Porém, toda a esperança voltou ao pensar que não podemos desonrar a memória de todos que foram marcados irremediavelmente pela desumanidade das elites brasileiras. Não podemos desonrar a luta dessa geração pela liberdade e justiça social! Devemos estar conscientes de que essa luta continua, pois estamos num sistema democrático e livre em termos. A violação dos direitos humanos ainda ocorre nos mais diversos cantos do Brasil e do mundo e o motivo é sempre o mesmo: intolerância. A pobreza e injustiça social é pauta de todos os governos, mas pouco ainda se faz para toda uma população que sonha por um amanhã melhor. A corrupção que sempre fez parte da história brasileira se mostra cada vez mais institucionalizada na estrutura estatal. E os nossos dirigentes políticos juram que não vêem toda essa chacota com o povo brasileiro.
Não deixemos que essa infeliz página da história brasileira seja esquecida durante os tempos!
Não desistam da luta, ela é a nossa esperança! Nós devemos nos levantar por uma vida justa para todos!

3 comentários:

  1. A tortura é realmente uma realidade difícil de encarar. Pessoalmente, não sei se teria estrutura para ouvir depoimentos doloridos de ex-presos, mas acho importante não se deixar perder essa parte tão bruta da nossa história, para que um dia a tortura esteja presente apenas em dicionários.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ler este livro:

    Memórias do Esquecimento
    autor: Flávio Tavares

    Tito

    ResponderExcluir
  3. É importante conscientizar o jovem de todo esse passado negro de nossa história. E, isto só será possível se constar dos livros didáticos e for amplamente discutido pela imprensa escrita e falada. Mas, o que se assiste é uma vontade louca de esquecer o que aconteceu e ser feliz se alienando...

    ResponderExcluir